Contraste |
| |

    Nova Diretoria da UEMG Divinópolis é empossada

    Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto e fotos: Elvis Gomes

    Os professores Ana Paula Martins Fonseca e André Amorim Martins assumiram, em julho, os cargos, respectivamente, de diretora e vice-diretor da UEMG Divinópolis. A eleição para a Diretoria da Unidade foi realizada no dia 15 de junho e a posse ocorreu no dia 1º de julho, durante reunião ordinária do Conselho Universitário da UEMG. Eles foram eleitos pela comunidade acadêmica para o período de gestão de 2021-2025 com a chapa única “Trabalhando para uma grande Unidade”.



    Ampliação
    A professora Ana Paula reforçou o compromisso da nova gestão. “Nossa proposta é, realmente, construir uma grande Unidade a partir do que ela já é, uma refundação, ampliando-a ainda mais. E essa ampliação passa por todos os níveis. De vagas e de cursos, porque a gente acredita que é muito importante os alunos terem acesso a uma universidade pública. Do espaço físico, para que os nossos alunos e professores tenham um local mais adequado, mais confortável e que possibilite uma construção de conhecimento mais efetiva. E do quadro de servidores administrativos. Além, é claro, da busca por novos concursos e da efetivação de professores”, comentou.

    Capilaridade
    A professora destacou, também, a capilaridade da UEMG Divinópolis. “A UEMG tem, hoje, um papel crucial na formação de pessoas para atuarem na sociedade divinopolitana, na região, no Brasil. Nós não podemos mais falar que a UEMG é importante apenas para a cidade de Divinópolis. Ela é importante para a região toda e, também, para o nosso país. Quando estamos formando pessoas politicamente conscientes e socialmente atuantes, estamos contribuindo para o desenvolvimento social. E, hoje, nós temos alunos de várias cidades do Brasil, que atuam em vários convênios firmados com prefeituras e diversas entidades para, realmente, fazermos a diferença em toda a região e também no nosso país”, completou.



    Novo capítulo na história da Unidade
    Para o professor André, a Unidade está iniciando a construção de um novo capítulo da sua história. “Desde 2015, com a absorção da nossa Unidade pela UEMG, estamos organizando este momento de transição enquanto Universidade pública. É a primeira vez, na nossa Unidade, que professores efetivos ocupam o cargo de Direção, eleitos pela comunidade acadêmica, para um período de quatro anos, para realizar o nosso processo de gestão”, observou. “Nossa proposta é de transformação de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, tendo total consciência de que nós estamos na segunda maior Unidade da UEMG, com cerca de 3.500 estudantes, mais de 200 professores e quase 100 técnicos administrativos. Esta nova organização passa pelo trânsito de uma Universidade que vai lidar, agora, com os preceitos de um Estado que busca transparência, organização e planejamento. Então, nestes próximos quatro anos, vamos buscar sintonizar a Unidade Divinópolis com estas construções da Universidade pública”, finalizou.

    Perfis
    Graduada em Letras e mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela UEMG Divinópolis, Ana Paula é doutora em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e professora efetiva do curso de Pedagogia da Unidade.

    Já André é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor efetivo do curso de Psicologia da UEMG Divinópolis.

    © 2021 UEMG