Contraste |
| |

    Curso de Agronomia promove evento que une tradição, vivências e sabores do café

    No dia 29 de setembro de 2025, o curso de Agronomia da UEMG Unidade Ituiutaba promoveu a primeira edição do Sabores & Saberes do Café, um evento que reuniu tradição, conhecimento e experiências sensoriais em homenagem ao Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro. A iniciativa teve como objetivo valorizar a cafeicultura brasileira e promover um espaço de troca de saberes e vivências em torno dessa bebida que é símbolo nacional.

    A programação foi realizada no saguão do Bloco A e contou com apresentações de trabalhos, além de degustações que encantaram o público presente. Estudantes de todos os cursos participaram ativamente do encontro, reforçando o caráter coletivo do evento.

    Um dos pontos altos da noite foi o 1º Concurso de Sabores Cafeeiros, que apresentou 12 pratos criativos, todos tendo o café como ingrediente principal. A competição despertou curiosidade e conquistou os participantes com combinações inusitadas e saborosas. O público pôde experimentar e prestigiar cada criação, que foi avaliada por uma comissão julgadora.

    Os três melhores colocados receberam prêmios especiais:

    • 🥇 1º lugarPão de queijo à base de café, recheado com carne de panela ao molho de café, elaborado por Cleiton Valfrido.

    • 🥈 2º lugarBolo gelado de café, de autoria de Diogo Antônio.

    • 🥉 3º lugarPudim de café, desenvolvido por Júlia Gusmão e Osvaldo Bruno.

    Além da disputa gastronômica, teve premiação para o melhor banner e o vencedor foi o tema Decifrando o Café: Tipos e Sabores. O reconhecimento demonstra como a pesquisa acadêmica pode dialogar com a cultura e a tradição, aproximando ciência e comunidade.

    O evento contou com o apoio do Café Tijucano, fortalecendo a parceria entre universidade e setor produtivo local. De acordo com a organização, o sucesso desta primeira edição abre caminhos para que novas edições possam surgir, celebrando a riqueza cultural do café e fortalecendo a identidade regional.

      WhatsApp Image 2025 09 30 at 12.04.23    

     WhatsApp Image 2025 09 30 at 12.05.39

      WhatsApp Image 2025 09 30 at 12.06.11

    WhatsApp Image 2025 09 30 at 12.08.27    

    Tags: ,
    © 2026 UEMG