Contraste |
| |

    Grupo de pesquisa inicia ciclo de discussões sobre Diretos Humanos no PREVESTI

    Assessoria de Comunicação | UEMG Unidade Ituiutaba - Ailton Sena

    Na última sexta-feira (25/06), o grupo de pesquisa Desconstrua iniciou as atividades do projeto Desconstrua na Escola com os/as estudantes do PREVESTI, cursinho pré-vestibular oferecido pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Grupo de Estudos e Consciência Negra, a UFU e a UEMG Ituiutaba. Durante o evento, os/as participantes tiveram a oportunidade de conhecer as pessoas e os temas que serão abordados durante o período de execução do projeto.

    Ao longo de seis encontros, o Desconstrua na Escola vai propor discussões sobre temas de Direitos Humanos e incentivar um aprofundamento nos estudos sobre diferença, igualdade, identidade e justiça social. “Mais que uma formação voltada para a aprovação nos vestibulares e Enem, estamos preocupados com a formação dessas pessoas como sujeitos implicados com a transformação social”, explica o coordenador do Desconstrua, professor Antônio Rodrigues Neto.

    Na primeira atividade do grupo de pesquisa com os pré-vestibulandos, a professora Baruana Calado dos Santos, integrante do Desconstrua, destacou a importância de discutir Direitos Humanos e os riscos que as pessoas engajadas nessa causa estão susceptíveis, especialmente no Brasil. “Os ataques, incluindo assassinatos de defensores de Direitos Humanos, vêm de um contexto de violência estrutural e desigualdade. Além disso, são produtos de sistemas patriarcais e heteronormativos”, afirmou, destacando o carácter interseccional da pauta e das violências cometidas contra os defensores.

    Na programação do primeiro dia de evento, coube aos/às estudantes da UEMG membros/as do grupo de pesquisa a apresentação das temáticas que serão abordadas por eles/as nos encontros que acontecerão uma vez por mês até dezembro. No cronograma, estão previstas as seguintes discussões:

    16/07 - Mulheres, gêneros e feminismos;

    27/08 - Identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidades;

    24/09 - Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: olhar social;

    29/10 - Segurança pública, necropolítica, pessoas em situação de cárcere;

    19/11 - Ancestralidade negra, movimento negro e antirracismo; (conduzido pela FUMZUP)

    10/12 - Trabalho, exploração humana e escravização contemporânea;

    © 2021 UEMG