O Núcleo de Estudos Transdisciplinares (INET) tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, fundamentadas nas seguintes áreas:
- História crítica da arte e do design;
- Filosofia: política, técnica, design e arte;
- Sociedade contemporânea sob perspectiva: debates sobre tecnologia, design e arte.
Os estudos das três áreas considerarão as interrelações com outros campos do conhecimento, para compreender a produção científica sob o ângulo de agentes internos e externos, influenciados pelo contexto social, cultural, político e econômico. Portanto, o INET caracteriza-se por sua abordagem transdisciplinar, tendo em vista disciplinas que se interpenetram, perguntas que surgem a partir da sociedade e cientistas unindo-se para respondê-las. Entende-se que tal abordagem contribuirá para o desdobramento de respostas congruentes aos desafios contemporâneos, o que se torna possível por meio da pluralidade de formação do corpo docente da UEMG, aliada à experiência de sua diversidade técnica e científica.
História Crítica da Arte e do Design
Coordenador: Prof. Aziz José de Oliveira Pedrosa - Lattes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos: Desenvolver atividades de pesquisa e extensão em história da arte e do design, incluindo-se suas interseções com outras áreas do conhecimento, de modo a compreender a produção nacional a partir de seus agentes internos e externos, determinados pelas influências do contexto social, cultural, político e econômico.
Filosofia: Política, Técnica, Arte e Design
Coordenadora: Profa. Denise Damaris da Silva - Lattes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos: Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em política, arte, técnica e tecnologia e design a partir da Filosofia, considerando tanto os campos tradicionais, como a Filosofia Política ou Filosofia da Arte, quanto campos ainda em construção como os estudos sobre o Design, a partir da Filosofia. Pretende-se refletir sobre os desafios contemporâneos, especialmente no que toca à sociedade brasileira.
Sociedade contemporânea em perspectiva: debates sobre Tecnologia, Design e Artes
Coordenadora: Profa. Suéllen Mota Marques Costa - Lattes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Objetivos: Desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre Design e Artes com ênfase nos aspectos tecnológicos e tendo como diretrizes questões atinentes à sociedade contemporânea.
