Contraste |
| |

    RENEX - Rede Nacional de Extensão

    A Rede Nacional de Extensão, RENEX, iniciativa do FORPROEX, mantém cadastro atualizado das instituições integrantes, divulga ações extensionistas universitárias e coordena o Sistema Nacional de Informações de Extensão, SIEX/Brasil, banco de dados sobre as práticas de extensão no país.

    Para acompanhar as atividades da RENEX acesse: http://www.renex.org.br/

    FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras

    O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometido com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

    Conheça o Regimento do FORPROEX

    Política Nacional de Extensão

    A Política Nacional de Extensão Universitária reafirma os objetivos pactuados ao longo da existência do FORPROEX. Muitos deles foram formalizados no Plano Nacional de Extensão Universitária, de 1999, aos quais se acrescem outros que se fazem necessários para o enfrentamento de novos desafios e aproveitamento de novas oportunidades, tendo em vista o contínuo fortalecimento da Extensão Universitária.

    Política Nacional de Extensão

    COLEÇÃO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:

    Plano Nacional de Extensão Universitária - 2000 / 2010

    Este Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto, reflete o compromisso da universidade com a transformação da sociedade brasileira em direção à justiça, à solidariedade e à democracia. A adesão de outras instituições de ensino superior significa adesão a esses princípios, objetivos e diretrizes. (Coleção Extensão Universitária; v. 1)

    Plano Nacional de Extensão Universitária

    Avaliação Nacional da Extensão Universitária

    O terceiro volume da Coleção Extensão Universitária trata do processo de avaliação da ação extensionista das IESPs, conforme meta traçada no Plano Nacional de Extensão, concebida para tornar mais acessíveis às comunidades universitárias os principais textos de referência produzidos pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.
    (Coleção Extensão Universitária; v. 3)

    Avaliação Nacional de Extensão Universitária

    Práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão

    O oitavo volume da Coleção Extensão Universitária amplia a discussão sobre Avaliação da Extensão Universitária e traz práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão, composta por docentes de diferentes instituições do país

    Confira em: (Coleção Extensão Universitária; v. 8)

    Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão

    O quarto volume da Coleção Extensão Universitária trata da indissociabilidade Ensino-Extensão-Pesquisa e da flexibilização curricular. Neste volume o Capítulo I apresenta uma síntese da história da Educação Superior em seus aspectos jurídicos relativos ao tema. No Capítulo II, aborda-se a universidade em seu processo de transformação, no que tange aos caminhos para a implementação da flexibilização curricular, sempre tendo em vista o princípio da indissociabilidade. O Capítulo III enfoca essa temática, baseando-se nas experiências desenvolvidas no âmbito da extensão e que contribuem para a construção desse processo nas universidades públicas brasileiras. Ao final, são tecidas considerações ressaltando a importância de um currículo construído sob a ótica da indissociabilidade, tendo a flexibilização como um dos principais mecanismos para a garantia de uma formação crítica e cidadã.” (Coleção Extensão Universitária; v. 4)

    Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão

    Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras: estudo comparativo 1993/2004

    O quinto volume da Coleção Extensão Universitária, realizado pela Comissão Permanente de Avaliação da Extensão (CPAE) do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), se constitui enquanto parte do processo para a implementação e consolidação da Avaliação da Extensão Universitária Brasileira, que constitui-se política do Fórum, iniciada em 1999. Uma das ações desse processo é a pesquisa Diagnóstico da Extensão Universitária no Brasil ? 2005, que objetiva realizar uma série de investigações sobre a extensão universitária no país, tendo como meta a experimentação de uma metodologia de avaliação institucional da extensão que contribua para a elaboração e implementação de políticas para o Ensino Superior Brasileiro.

    Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras

    Extensão Universitária: Organização e Sistematização

    Essa publicação tem dois grandes objetivos. Inicialmente, dar continuidade à primeira edição do livro “SISTEMA DE DADOS E INFORMAÇÕES DA EXTENSÃO/Base Operacional de acordo com o Plano Nacional de Extensão”, publicada em 2001 como volume 2 da Coleção Extensão Universitária.
    Em segundo lugar, a partir da experiência de um Curso de Gestão da Extensão Universitária, no XX Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão, em São Luis, 2005, objetiva repassar informações básicas que possam ser úteis a novos dirigentes e participantes da Extensão Universitária no Brasil.

    Organização e Sistematização

     

    © 2021 UEMG