Sobre o Evento
Colóquio é o intercâmbio de pensamentos visando esclarecimentos, iluminação. A proposta é tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que, dificilmente vêm à tona. O tema do nosso evento que já ocorre desde 2011 é justamente discutir as "Epistemologias Latino-americanas", tentando perceber caminhos possíveis para o reconhecimento da identidade latino-americana. Percebemos a hegemonia dos países do Norte frente aos processos produtivos e, principalmente, do pensamento que constitui o ensino, a produção e a pesquisa no Design. Para isso, conclamamos os pesquisadores de toda a América Latina para discutir: é possível um Design latino-americano?
O evento é direcionado para docentes, pesquisadores, discentes de programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, assim como para alunos da graduação e profissionais da área. A cada ano contamos com um número maior de participantes, que vêm das mais diversas regiões do país e da América Latina. A última edição em 2020, devido à pandemia de Covid-19 ocorreu de forma on-line com 900 inscritos de diversas instituições.
Histórico resumido das versões anteriores do evento
O Grupo de Pesquisa Design & Representações Sociais é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ele foi constituído em 2010 e conta com pesquisadores da UEMG e de outras instituições parceiras, alunos do doutorado, mestrado e graduação. Nosso grupo é o responsável pelo evento que acontece bianualmente, desde 2011. Listamos as edições que podem ter os anais conferidos no site: www. https://coloquiodesign.com.br . O 1º Colóquio Nacional de Design parceria com o Centro Minas Design e o SEBRAE teve como tema “Design, consumo e cidadania: um diálogo possível?”. A edição 2013 do Colóquio aconteceu com a chancela do CNPq e em parceria com o SEBRAE/MG e teve como tema “ Design para os Povos”. Edição 2015: Design para o futuro: que legado deixaremos para as próximas gerações? Contou com a parceria da Universidad de Palermo, tornando-se evento internacional. O evento contou com o apoio do CNPq, CAPES e FAPEMIG. Edição 2017: “Design: entre a inovação e a originalidade” também em parceria com o SEBRAE e a Universidad de Palermo, gerou, além dos anais, a edição número 69 da série Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, que aborda a temática Design Social e o Desenvolvimento da América Latina, realizado também com o apoio da FAPEMIG e CNPq. A última edição 2020 teve como tema “A Pós-Graduação na Encruzilhada: que rumos seguir?”, foi realizado em modo virtual, devido à pandemia de Covid-19 e foi recordista em termos de inscritos e público presente, contando com 890 inscrições. Com o atenuamento da pandemia e a retomada das atividades, voltamos em 2023 ao formato presencial no espaço da Escola de Design da UEMG.
Qual o objetivo do evento e a justificativa para sua realização?
Entendemos o Design como um processo social. Sendo assim, o Colóquio Internacional de Design tem a proposta de tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que dificilmente vêm à tona. Nosso evento, que já ocorre desde 2011, visa, nesta edição, discutir as "Epistemologias Latino-americanas", tentando perceber caminhos possíveis para o reconhecimento da identidade latino-americana. Percebemos a hegemonia dos países do Norte frente aos processos produtivos e, principalmente, do pensamento que constitui o ensino, a produção e a pesquisa no Design. Para isso, conclamamos os pesquisadores de toda a América Latina para discutir: é possível um Design latino-americano?
Programação preliminar
O evento ocorre tradicionalmente em 02 dias. Nesta edição foram escolhidos os dias 21 e 22 de setembro. A retomada das atividades presenciais possibilita os debates aos quais nos propomos. Assim a programação se divide em conferências, palestras e mesas pela manhã, com a apresentação dos trabalhos no período da tarde e exposição dos projetos de design. A programação está distribuída da seguinte maneira, com os palestrantes a confirmar:
Dia 21/09
9h – Credenciamento
9:30h – Abertura do evento
Homenagem ao autor e artista plástico Marcelo Xavier
10h – Conferência: Epistemologias Latino-Americanas
11:00h – Mesa 1: "O Ensino do Design em Busca de Sua Identidade"
Dia 22/09
10h – Palestra: Identidade e Resistência na América Latina
11h – Mesa 2: "Design, Cultura e Poder"
Dias 21/09 e 22/09
14:00h às 18:00h – Apresentação de trabalhos de docentes, discentes e pesquisadores.
Os trabalhos serão escolhidos por eixos temáticos:
- o Design, materiais e tecnologias - Aborda a utilização de novos materiais e os processos de interação e de criação de interfaces entre a evolução tecnológica e os fundamentos do design e suas aplicações na indústria e no cotidiano.
- o Design educação e divulgação científica - Apresenta as interfaces do Design com o campo da educação. Como as interações entre as práticas do Design podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem e na difusão da ciência.
- o Design e práticas de consumo - O Design como ferramenta para o incremento das práticas de consumo e de identificação social. Reflexões e análises sobre práticas dos consumos de cultura e bens que transitam entre os vários níveis do processo conceitual do design.
- o Design para a cidadania - Discute a ação interdisciplinar do Design em suas diversas aplicações para a melhoria da vida do cidadão. Design como ferramenta de apoio às mudanças sociais.
- o Design e identidade – Busca refletir as particularidades do Design na América Latina, as influências externas e os processos de hibridação cultural.
- o Projetos de Design – Apresentação de projetos práticos nos campos do Produto, Gráfico, Ambientes e Moda.
As submissões estão abertas até o dia 28 de abril, no endereço:
www.coloquiodesign.com.br.