No dia 27 de abril de 2026, a Unidade Acadêmica da UEMG em Leopoldina completou 15 anos de trajetória. Em comemoração à data, na última terça (05/05) a instituição reuniu em evento discentes, docentes, servidores, egressos, representantes de escolas parceiras, autoridades e membros da comunidade local.
A celebração foi organizada com o envolvimento de toda a Comunidade Acadêmica e teve como objetivo valorizar a história construída coletivamente desde a implantação da UEMG Leopoldina, bem como reconhecer a importância da Unidade para a educação superior pública na região.

A programação contou com a exibição de um vídeo apresentando a história da UEMG Leopoldina, uma forma de relembrar momentos de destaque da instituição. O evento também contou com apresentação de jogral por estudantes, depoimentos de alunos e egressos, apresentação musical do “Grupo Violão Enluarado”, do Conservatório Estadual de Música Lya Salgado, além de falas de autoridades e parceiros que contribuíram e contribuem com a Unidade.

Durante a comemoração, foi destacado o trabalho da UEMG Leopoldina na formação de profissionais, na promoção do conhecimento e no desenvolvimento social, cultural e educacional da região. A presença de instituições parceiras e autoridades reforçou os vínculos construídos ao longo desses 15 anos.

Após as apresentações e homenagens, os presentes participaram de um coquetel de confraternização, encerrando a celebração. A festa foi marcada pelo reconhecimento de todos que fazem parte dessa história e reafirmou o compromisso da UEMG Leopoldina com a educação pública, gratuita e de qualidade.
