Contraste |
| |

    Noticias

    Unidade Barbacena | Professores participam de lançamento do Parlamento Jovem

    IMG 20190315 WA0052Na última sexta-feira (15/03), a Câmara Municipal de Carandaí lançou a edição 2019 do Parlamento Jovem (PJ) de Minas no município. Evento que contou com a participação da UEMG Unidade Barbacena, por meio de seu curso de Ciências Sociais, que há alguns anos trabalha em parceria com a Casa Legislativa na implantação do PJ em Carandaí, por meio de oficinas de formação política em geral.

    No evento, onde marcaram presença representantes do movimento negro, autoridades da Câmara Municipal, além de alunos da Rede de Ensino de Carandaí, houve debate em torno do tema geral do Parlamento Jovem neste ano, a discriminação étnico-racial. “Anualmente, temas são escolhidos pelos próprios alunos do Ensino Médio que participam do projeto. Em 2018, por exemplo, foi violência contra a mulher”, explica o coordenador do curso de Ciências Sociais da Unidade Barbacena, professor Wallace Rodrigues (na foto, ao lado).

    Ele complementa que o trabalho é contínuo e que, ao longo do semestre, serão realizadas novas oficinas sobre a temática geral do PJ, bem como sobre formação política, cidadania, planejamento e execução de diagnóstico, construção de propostas, e outras.

    Ao lado da professora Daniela Pacheco, que integra o grupo de docentes da Unidade Barbacena que atuam na elaboração das oficinas do Parlamento Jovem, Wallace Rodrigues realizará trabalho semelhante, em breve, junto às Câmaras Municipais de Alfredo Vasconcelos e Barbacena, que também irão promover o lançamento do PJ em suas respectivas cidades.

    Parlamento Jovem
    Como o objetivo de estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o programa da ALMG, por meio de sua Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais, proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

    A ideia é simular um parlamento. Os alunos, guiados pelo tema principal, e orientados pelos apoiadores que ministram as oficinas, gerais ou específicas, argumentam e debatem o problema envolvido, além de elaborar propostas que são analisadas e votadas em 3 etapas diferentes: municipal, regional e estadual – programação aqui. No final, já no segundo semestre, alguns alunos selecionados vão para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e, em uma dinâmica semelhante a do Legislativo, votam uma proposta que pode ser transformada em lei, moção ou equivalente, a ser encaminhada aos representantes do estado.

    Tags:
    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2023 UEMG