A Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN) da UEMG celebrou, em setembro, o vigésimo aniversário de sua fundação com uma solenidade na sede da Unidade Acadêmica. O evento contou com a presença de ex-diretores, docentes, ex-docentes, estudantes e convidados, marcando o encerramento das atividades comemorativas organizadas pela direção.
Posterior à solenidade, no dia 11 de setembro o Conselho Universitário aprovou a concessão de uma Menção Honrosa à FaPPGeN.
Segundo o parecer do Conselho, a distinção foi concedida em reconhecimento ao “mérito acadêmico” da faculdade assim como sua “relevância social” na formação de gestores públicos para Minas Gerais e seu “impacto regional” no fortalecimento da administração pública mineira.
O documento ressalta ainda o pioneirismo institucional da Unidade e homenagens recebidas externamente, concluindo que: “a concessão desta distinção reafirma o compromisso da UEMG com a excelência acadêmica e o reconhecimento interno das contribuições de suas unidades ao desenvolvimento institucional e social.”
Além das comemorações na própria unidade, a FaPPGeN foi homenageada em cerimônias alusivas aos 20 anos realizadas em diversas cidades da região metropolitana da capital mineira.
Uma sessão solene na Câmara Municipal de Contagem por Iniciativa das vereadoras Moara Saboia e Adriana Souza. Em Belo Horizonte, já em 29 de agosto de 2025, a solenidade de Honra ao Mérito na Câmara Municipal destacou a trajetória da faculdade. Em 8 de setembro, a Câmara Municipal de Betim concedeu moção de congratulação à Unidade, ressaltando sua contribuição para a educação pública.
Na sequência, em 9 de setembro, ocorreu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde parlamentares e convidados discutiram a atuação de duas décadas da faculdade. Todas essas celebrações abriram caminho para o evento final: a solenidade comemorativa na sede da FaPPGeN.
Solenidade na FaPPGeN
Finalizando as rodadas de solenidades, a programação interna da FaPPGeN começou com o lançamento da Galeria de Retratos dos ex-diretores da unidade, um momento reservado aos próprios homenageados. Logo após, foi realizada a Solenidade Comemorativa dos 20 Anos da Unidade, sob o lema “Compromisso com a Educação Pública Gratuita e de Qualidade”.
Durante o evento, foram ressaltadas as contribuições históricas da faculdade para a formação de gestores públicos comprometidos com a ética e a eficiência. No encerramento, foi prestada homenagem à professora e ex-diretora da Unidade, Núbia Braga.
Error
Por Arthur do Vale (Ascom/UEMG), Fotos por Miguel Angelo Celestino (FaPPGeN)
