Iniciativa oferece capacitação gratuita para professores da rede pública, com foco nos impactos e nas possibilidades da IA no processo educativo.
Professores da educação básica de Passos participaram, na última semana, de uma capacitação voltada ao uso da Inteligência Artificial (IA) na educação. A atividade integra o Projeto de Extensão “O trabalho docente e as práticas pedagógicas em tempos de Inteligência Artificial”, desenvolvido pela UEMG Unidade Passos. A iniciativa, coordenada pelo professor Adelino Franklin e que e conta com a participação da bolsista Eduarda Silveira Faleiros, do curso de Pedagogia, oferece gratuitamente ações de formação continuada para docentes da rede pública. Até o momento, já foram realizados uma palestra e um minicurso. Para dezembro, está previsto o lançamento de um guia prático sobre o tema.
O projeto ganha relevância diante dos dados da TIC Educação 2024, divulgada em 16 de setembro. A pesquisa mostra que mais da metade dos professores da educação básica já participaram de formações sobre IA no último ano. Entre os estudantes, 37% afirmam usar ferramentas como ChatGPT, Copilot e Gemini em atividades escolares, mas apenas 19% receberam orientações de como utilizá-las de forma adequada.
Segundo Adelino, “o desenvolvimento das IAs tem avançado rapidamente, impactando toda a sociedade. Investir em formação continuada é fundamental para apropriar-se dessas tecnologias, fazer bom uso delas e desenvolver habilidades já exigidas dos profissionais da educação”. Na palestra ministrada por ele, o professor indicou nove aplicativos com ferramentas de Inteligência Artificial que podem apoiar o trabalho docente.
As ações promovidas pelo Projeto de Extensão são abertas também a estudantes de licenciatura e demais interessados pelo tema.
