A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) vai ofertar cinco novos cursos de graduação presencial a partir de 2026. Em reunião realizada no último dia 24 de outubro, o Conselho Universitário (CONUN) aprovou a criação de mais três novos cursos: Direito, na Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios(FAPPGEN), Tecnologia em Produção Fonográfica, na Escola de Música, ambos em Belo Horizonte; e Psicologia, na Unidade Frutal.
As novidades somam-se a outras ampliações já aprovadas pelo Conun neste ano. Em setembro, o conselho também autorizou a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na Unidade Barbacena, e do bacharelado em Psicologia, na Unidade Passos. Clique aqui e confira a matéria.
As novas graduações buscam atender demandas regionais e as vocações de cada unidade acadêmica. O curso de Direito amplia a atuação da FAPPGEN, que já oferece graduações voltadas à formação em políticas públicas e gestão. Já o curso de Psicologia em Frutal atende a uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica e da região, contribuindo para a ampliação da rede de formação de profissionais na área da saúde e do comportamento humano. Por fim, o curso de Produção Fonográfica representa um avanço importante para a Escola de Música, ao integrar o campo das artes à tecnologia e à indústria criativa.
Com as novas graduações, a UEMG se prepara para ofertar, no Vestibular 2026, um conjunto ainda mais diversificado de formações em diferentes áreas do conhecimento. Na mesma reunião os conselheiros deliberaram sobre a distribuição de vagas para turmas ingressantes nos cursos presenciais em 2026.
