A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a FAPEMIG oficializaram a assinatura do convênio para a criação do "Centro de Excelência em Design e Transformação Digital (DEX Design)". O projeto é um marco para a Universidade, consolidando-se como importante Centro de Excelência da UEMG.
Com um aporte que ultrapassa os R$ 15 milhões, este é o maior valor já destinado pela FAPEMIG para um projeto estratégico da UEMG. O recurso será destinado à aquisição de equipamentos de alta complexidade, concessão de bolsas de pesquisa, realização de eventos técnico-científicos, além do custeio de passagens e diárias, entre outros.
O plano de desenvolvimento do centro será executado ao longo de cinco anos, integrando tecnologia, inovação e Design para gerar soluções aplicadas às demandas do mercado e da sociedade. O projeto foi articulado sob a liderança da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Professora Vanesca Korasaki, e terá a coordenação do professor Anderson Antônio Horta, responsável por liderar as atividades e pesquisas do DEX Design.
A concretização desse acordo histórico foi resultado de uma intensa articulação institucional entre a UEMG e a FAPEMIG, promovida pela Reitoria da Universidade. Com a implantação do Centro de Excelência em Design, a Universidade reafirma seu compromisso com a pesquisa e a inovação tecnológica, consolidando-se como uma referência em Minas Gerais.
