Texto: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Fotos: Divulgação
Desenvolvido com recursos do Programa de Apoio à Extensão (PAEx) da Uemg, o projeto de extensão 'Oficina do Cuidar' teve como objetivo promover a capacitação de cuidadores familiares da área de abrangência de uma Unidade de Saúde de Divinópolis. Durante a realização da iniciativa, entre setembro e novembro de 2017, foram promovidas 25 visitas domiciliares, nas quais foram aplicados dois questionários: um direcionado ao acamado e outro, ao seu cuidador. Os questionários abordaram temas sobre as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores e questões socioeconômicas e sociodemográficas da família.
Após serem analisadas, as informações obtidas pela equipe do projeto, composta pela professora Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral (coordenadora) e pelo estudante Marcelo Amaro Manoel (bolsista), do 7º período do curso de Fisioterapia da Unidade, subsidiaram a elaboração do conteúdo das oficinas, que desenvolveu temas como cuidar e ser cuidado, direito dos idosos, primeiros socorros, cuidados básicos, oficina do sono e os benefícios da atividade física. As oficinas contaram com a participação de 11 famílias e foram realizadas semanalmente, com duração de uma hora, na própria Unidade de Saúde. Após o encerramento do projeto, a estratégia do trabalho foi disponibilizada, junto com a metodologia e o material, às Unidades de Saúde da região para ser replicada em sua área de abrangência.
Responsabilidade social
A coordenadora do projeto destacou a importância das oficinas para os participantes do trabalho. “O projeto teve uma grande relevância para a população atingida, pois, socialmente, o cuidado com idosos acamados é considerado um dever da família e, muitas vezes, esta não apresenta a adequada preparação, conhecimento ou suporte para desempenhar este papel. Desta forma, o projeto dirigiu o olhar e a atenção para os familiares de pacientes acamados e ofereceu uma capacitação de empoderamento do familiar no cuidado deste parente”, assinalou. “Considero que este projeto foi importante em vários aspectos, pois impactou na realidade de vida cotidiana das pessoas que participaram das oficinas. Foi um diferencial na formação do bolsista, que teve a oportunidade de conhecer e vivenciar as dificuldades do cuidado domiciliar de um paciente limitado em sua capacidade funcional e também cumpriu a função científica de difusão de conhecimento”, completou.
Segundo o estudante bolsista, o projeto contribuiu para a sua formação acadêmica. “Participar deste projeto, desde o desenvolvimento embrionário até chegar nos resultados que alcançamos, foi uma experiência única e ampliou tanto minha visão acadêmica quanto profissional. Todo o reconhecimento que tivemos durante a participação de um congresso nacional e o convite para publicar nosso projeto em um capítulo dedicado ao nosso trabalho foi excepcional. O mais bonito disso tudo é a responsabilidade social envolvida e saber que ajudamos muitas famílias carentes de cuidado”, comentou.
O artigo foi publicado nos anais do 2º Congresso Nacional do Envelhecimento Humano, realizado entre os dias 22 e 24 de novembro do ano passado, no Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba (PR). Durante o evento, foi apresentada uma comunicação oral sobre o projeto. Confira o artigo no link http://www.editorarealize.com.br/revistas/cneh/trabalhos/TRABALHO_EV114_MD1_SA11_ID415_11092018114550.pdf
Já o capítulo saiu no livro 'A produção do conhecimento nas Ciências Humanas 2', publicado no mês passado pela Atena Editora, de Ponta Grossa (PR), com organização de Solange Aparecida de Souza Monteiro. Confira o trabalho no capítulo 15 da obra, pelo link https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/04/E-BOOK-A-producao-do-Conhecimento-nas-Ciencias-Humanas-2.pdf