A UEMG Unidade Barbacena, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Associação Cultural Ponto de Partida se juntaram em uma parceria, neste último sábado (17/08), com a finalidade de realizar a proteção das nascentes existentes no terreno que foi doado pelo Estado para a construção da sede própria da UEMG no município.
Na atividade, que contou com ampla participação da comunidade acadêmica – professores, técnicos-administrativos e estudantes da Unidade Barbacena, além de representantes da Reitoria da UEMG – foi realizado o cercamento das nascentes, que estão inseridas em uma Área de Preservação Permanente (APP) no interior desse terreno, bem como o recolhimento de resíduos sólidos. Também foram afixadas três placas que alertam sobre as sanções aplicadas nos casos de dano à área, e que indicam as demais instituições que apoiaram a realização da iniciativa.
Nessa primeira ação, aproximadamente 990 metros de cerca foram instalados, e plantadas 70 mudas de árvores nativas. Está programado, ainda, para o dia 28 de setembro – próximo ao período de chuvas –, o plantio de quase 4 mil mudas de árvores no interior das áreas cercadas.