Noticias

Unidade Divinópolis | Campeonato de Cubo Mágico é destaque da Semana da Matemática

No dia 6 de setembro, foi realizado, no auditório da UEMG Divinópolis, o 2º Campeonato de Cubo Mágico, promovido pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática (CALM) da Unidade. O evento integrou as atividades da 4ª Semana da Matemática, realizada entre os dias 4 e 6 de setembro.

Durante a Semana da Matemática, foram abertos à comunidade dois minicursos de aprendizagem para resolução do cubo mágico. O estudante Marcos Resende, do 6º período do curso de Matemática, participou da organização do evento e contou que o método utilizado na oficina é de fácil compressão. Ele também comentou sobre a importância do cubo mágico para a aprendizagem na Matemática. “Só de estar trabalhando com o cubo, buscando procedimentos para resolver, você já está trabalhando com o raciocínio lógico. Além disso, você trabalha coisas específicas de conhecimentos matemáticos, como geometria espacial, a própria geometria plana, a questão da lógica, ângulos, posicionamento espacial”, relatou o estudante.

O campeonato contou com 13 participantes, sendo um aluno do curso de Engenharia da Computação, 11 do curso de Matemática e um da comunidade.

A competição premiou os três primeiros colocados e a revelação do campeonato. A competição aconteceu em duas rodadas, sendo que, na segunda, foram classificados os quatro competidores com os melhores tempos.

O 1º colocado foi o competidor da comunidade, Ítalo Rocha Santos, com o tempo médio de 35,05 segundos. Ele foi premiado com certificado e troféu personalizados pelo CALM e um cubo Mirror Blocks. Já o 2º lugar foi para Alexandre Noronha Silva, do 4º período de Engenharia da Computação, com um tempo médio de 48,1 segundos. Ele foi premiado com troféu e certificado personalizados pelo CALM. No 3º lugar, ficou o estudante Mateus Alves de Souza, do 8º período de Matemática, com um tempo médio de 84,37 segundos. Ele recebeu certificado e troféu personalizados pelo CALM e um cubo personalizado com as logomarcas do campeonato, do CALM, do Laboratório de Ensino em Matemática (LEM), da UEMG Divinópolis, e da 4ª Semana da Matemática. O 4º colocado foi o estudante do 8º período do curso de Matemática Gustavo Martins Guimarães Rossi, com o tempo médio de 90,895 segundos.

A estudante Débora Ferreira, do 8º período de Matemática, foi escolhida pelos professores do curso de Matemática Patrícia Milagre de Freitas e Erasmo Tales Fonseca como revelação da competição. Ela resolveu o desafio com o tempo médio de 101,09 segundos. Além do prêmio revelação, ela ficou em 5º lugar pelo seu tempo de prova e recebeu certificado e medalha personalizados pelo CALM.

Texto e fotos: Cássia Xavier (estudante de Jornalismo)

Orientação: professor Carlos Sanchotene

Supervisão: Elvis Gomes e Isabella Marques | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Tags:
    UEMG