Assessoria de Comunicação | UEMG Unidade Divinópolis
Texto: André Camargos, com a colaboração de Elvis Gomes e Isabella Marques
Fotos: Elvis Gomes
Em agosto deste ano, teve início, na UEMG Unidade Divinópolis, o curso de extensão em Libras – Língua Brasileira de Sinais, cujo objetivo é oferecer aos professores da rede pública municipal, estadual e particular de qualquer nível de ensino, bem como a profissionais liberais, acadêmicos e demais interessados, a formação complementar em Libras.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Graciele Kerlen, a iniciativa surgiu após grande procura por parte da comunidade divinopolitana que não havia participado do curso realizado em 2017. “Esse curso foi pensado para atender a essa demanda de pessoas que se interessam pela Libras e pelo respeito ao sujeito surdo, promovendo, assim, a inclusão e a equidade dos surdos na sociedade. Quanto mais se difundir a Libras, quanto mais pessoas se interessarem, aprenderem e utilizarem essa língua para se comunicar com os surdos, mais a sociedade se tornará acessível”, explicou a professora.
No total, o curso conta com 484 participantes. Para atender à demanda do número de inscritos, foram organizadas oito turmas que contam com o apoio de 10 professores instrutores. A coordenadora do projeto reforçou a relevância desse tema para a atualidade, o que, de certa forma, justifica tamanha procura pelo curso. “A comunidade surda tem vivido momentos de grandes conquistas, em que grupos socialmente excluídos estão ganhando mais força, espaço e visibilidade. Principalmente pelo destaque que a Libras tem conquistado em vários âmbitos, na mídia. Essa comunidade vem empreendendo esforços gigantescos para garantir sua cidadania. Muitas leis estão constantemente sendo requeridas e aprovadas, para dar suporte legal, priorizando o respeito a uma cultura e identidade diferente, a inclusão e a promoção humana a partir do direito de ser e utilizar uma língua diferente no contexto da sociedade brasileira”, ressaltou Graciele.
Papel social
Após selecionado, cada participante investiu o valor de R$ 20,00 no ato da inscrição. Toda a renda arrecadada foi destinada à construção da sede da Sociedade dos Surdos de Divinópolis (SSDIV). A parceria foi acordada com o presidente da Associação, Luiz-Mar Ferreira de Lima, assim como feito em relação ao curso oferecido em 2017. Desta forma, o curso promoverá muito além do que o ensino de Libras. “Esse curso da UEMG trouxe pra gente uma oportunidade extremamente importante de ajudar na construção da Associação. Essa doação dos alunos é uma parte que mostra que as pessoas estão sensíveis à luta da comunidade surda, à luta pela inserção do surdo na sociedade. Então, foi muito importante, porque é um alavancar que a gente vai ter para a construção da Associação”, contou Luiz-Mar.
A estudante Deanne Gherardi comentou sobre a importância do curso de Libras para a sua formação pessoal e profissional: “Sou estudante do último período de Jornalismo. Como futura profissional da área, o meu dever é de sempre levar a informação para o máximo de pessoas possível. Acredito que o jornalismo tem um papel fundamental na diminuição das desigualdades. O curso está sendo um desafio tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Pra mim, investir em conhecimento, independentemente da área, é sempre um passo a mais para a sociedade respeitar as diferenças.”
Os encontros
Os encontros são realizados aos sábados. O cronograma completo com as datas das aulas e os temas de todos os módulos está disponível no site da Unidade Divinópolis: https://bit.ly/2XSAqmv.
