Noticias

Escola de Design | Projeto de Estudos Interdisciplinares promove palestra com tema Design Sistêmico e Sustentabilidade

Os estudantes da disciplina Introdução à Sustentabilidade em Sistemas Construtivos, oferecida pela Escola de Design, puderam acompanhar, no dia 23 de outubro, uma palestra sobre Design Sistêmico e Sustentabilidade, ministrado pela professora Rosângela Míriam Mendonça, do CEDA (Grupo de Estudos em Abordagens Interdisciplinares). A atividade foi promovida pelo Projeto Estudos Interdisciplinares, coordenado pela professora Suéllen Costa.

Dentre os assuntos apresentados, a palestrante ressaltou a importância da construção do pensamento sistêmico para traçar caminhos para se alcançar a sustentabilidade integral (ambiental, social e econômica). Expôs diversas soluções criativas com vistas à sustentabilidade e mencionou a relevância de cultivar redes de relacionamentos capazes de tornar viável a implementação de soluções sustentáveis, valorizando as pessoas, os recursos locais, otimizando matéria e energia. Mencionou também as ligações entre os sistemas, de modo que  a saída de um sistema (produto, subproduto ou mesmo resíduo) possa se tornar recurso para outro e que exemplos virtuosos sejam estímulo para o desenvolvimento de redes.

A coordenadora do Projeto Estudos Interdisciplinares, a professora Suéllen Costa (CEDTec/UEMG), comentou sobre a apresentação: "foi um momento relevante para desmistificar a ideia de que a sustentabilidade é utópica, uma vez que apresentou soluções materializadas no contexto da própria Escola de Design. Foi um estímulo aos universitários na adoção de mentalidade sistêmica na sua atuação profissional buscando soluções viáveis que contribuam para a sustentabilidade integral, objetivando a qualidade de vida da nossa sociedade".

Horta sistêmica como exemplo de sustentabilidade

Horta Sistemica ED UEMG Personalizado

Os vegetais são cultivados em área aberta da Escola de Design da UEMG.

Durante sua apresentação aos estudantes, Rosângela Míriam apresentou um de seus projetos, a “Horta Sistêmica”, para apresentar, na prática, a aplicação dos princípios sistêmicos. De caráter agroecológico, a iniciativa foi criada durante a oferta de um curso de extensão da Unidade Acadêmica, contando com a participação de estudantes e funcionários.

Para funcionar, a horta é cultivada utilizando adubo resultante do processo de compostagem de resíduo orgânico, que é processado pela própria equipe. Nesse sentido, além do viés ecológico, a iniciativa demonstra a viabilidade de ações que considerem os aspectos ambiental, social e econômico, princípios esses que constituem a base de ações sustentável. A ação descreve também o caráter sistêmico, ao se utilizar de estudos de Fatores Econômicos, Ergonomia, Educação Ambiental, aplicações gráficas, de ambientes, artísticas e de produto.

Com o projeto em andamento, a professora convidou toda comunidade a participar da “Horta Sistêmica” e suas ações, participando de suas iniciativas e trazendo sugestões para a sua aplicação. Segundo ela, as próximas iniciativas planejadas são a disponibilização de recipientes para coleta seletiva de material orgânico (produzido na escola) para produção de adubo pela compostagem, a finalização da renovação das jardineiras (iniciada neste semestre pela turma de Artes Visuais do 4º período) e um sistema de proteção para as plantas e coleta de água de chuva. Tudo isso, acompanhado pelo desenvolvimento de um modelo de negócios.

UEMG

Belo Horizonte - MG