Unidade Passos | Projetos de Pesquisa são apresentados em Congresso

Estudante de Jornalismo - Rafaela Medolago | Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Com a temática ‘Os 40 anos da virada do Serviço Social’, o XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado de 30 de outubro a 03 de novembro, em Brasília, reuniu conferências com temas diversos, além da exposição de pôsteres por estudantes e professores. Dentre esses, foram apresentados dois artigos produzidos coletivamente na UEMG Unidade Passos, com os temas ‘Os desafios do serviço social na educação’ e ‘A questão do envelhecimento: respostas político-institucionais’.

Autora do primeiro artigo, a estudante Lauane Silva Reis, do 8º período de Serviço Social, explica a respeito das abordagens do artigo: “Se não existir a intervenção e a presença do Assistente Social nas escolas desde os anos iniciais, as demandas apresentadas, como bullying, vulnerabilidade social e violações de direitos das crianças e adolescentes, vão impactar diretamente na inserção do meio acadêmico”.

A estudante foi acompanhada pela professora do curso de Serviço Social, Jane Borges Lemos Mattar, que comenta sobre o evento: “As plenárias foram muito pontuais diante da atual conjuntura que nos encontramos. A apresentação de pôsteres foi muito rica, abordando as mais variadas expressões da questão social. Em especial a questão de gênero, violência e preconceito”.

UEMG

Belo Horizonte - MG