Com um valor estimado de R$ 15 milhões, 22 imóveis que pertenciam à Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT), incluindo o campus onde funciona a UEMG no município, passaram ao patrimônio do estado, por meio da Universidade, nesta terça-feira (04/02), após a assinatura da documentação de transferência no 1º Tabelionato de Notas da cidade.
Participaram do ato representantes da FEIT e do Ministério Público local, além do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Prof. Fernando Sette Júnior, que representou a Universidade.
A absorção permitirá concluir a extinção da FEIT, conforme lei aprovada em 2018 que autorizou o Governo do Estado a assumir o passivo das fundações como passo definitivo no processo de estadualização das Unidades Acadêmicas do interior que já foram fundações.
De acordo com a legislação relacionada à estadualização, iniciada em 2014, enquanto o Estado mineiro seria responsável por equacionar os passivos restantes, caberia à UEMG incorporar os ativos existentes. Já haviam sido absorvidas as atividades de pesquisa, extensão e ensino, com destaque para a gratuidade deste último, que foi das principais consequências da mudança.
Restam apenas as transferências dos imóveis de Campanha e Carangola. Em outubro passado, houve a absorção de bens em Cláudio e Divinópolis, e, em dezembro, foi a vez de Passos.