Unidade Passos | UNABEM realiza evento para comemorar o Dia da Mulher

Texto: Leticia Pereira | Imagens: Wevertton Alencar - Estagiários da Redação Agência Escola

A Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM) comemorou na última terça-feira (10), o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com palestras, cantoria e diálogos acerca da experiência feminina em nossa sociedade e, sobretudo, do poder de fala que a mulher conquistou ao longo do tempo.

O dia foi utilizado para relembrar a luta da mulher através da história, reforçando o verdadeiro sentido do dia 8 de março. Segundo a secretária da UNABEM, Bruna Lopes, as mulheres são a maioria, entre os alunos do projeto. Por isso, há diversas realidades dentro do projeto, inclusive, de melhores que já passaram por situação de violência resultante da sociedade na qual vivemos.

Bruna também falou que, as alunas se sentem na liberdade de ter o seu local de fala respeitado. Por isso, nas aulas ministradas durante o projeto, é trabalhado a questão da oratória, para que elas entendam as opiniões, seus sentimentos e as vivências. “Antes a gente não podia dizer não, era sim, sim e abaixava a cabeça”, relatou Divina Maria de Oliveira Dias, aluna da UNABEM.

“Eu ministro a aula de Memórias e Registros, e acabo coletando várias informações sobre situações que, muitas vezes, elas passaram e não perceberam que estavam sendo submetidas, a uma situação de machismo. Por isso, a importância desse dia, para que elas repensem e passem para as pessoas que não estão aqui, a relevância do dia da mulher para entender a luta feminina e de como devemos lutar pelos nossos direitos”, explicou a secretária.

“Foi uma surpresa esse momento em comemoração ao dia da mulher. Foi importante para mostrar que hoje temos voz ativa; estamos vencendo; tendo o nosso espaço; podendo falar não; eu não quero; eu não vou. Na verdade, eu sempre fui assim. Sabe o feminismo? Eu sempre fui feminista. O namorado falava não corta o cabelo, aí que eu cortava bem curtinho. Até hoje sou assim. Meu marido mora na roça e, eu moro aqui. Não quero morar lá, então, porque eu vou? ”, afirmou a aluna, Idair Marques de Arantes, de forma descontraída.

Na comemoração ocorreu, também, o lançamento do Festival de Poesia 2020, que terá como o tema “Mulher”. Além disso, as aulas de capoeira da UNABEM terão início nesta quinta-feira (12), às 16:30 com o mestre Tadeu.

UEMG

Belo Horizonte - MG